A chegada do Wi-Fi 6 trouxe consigo uma notável melhoria na eficiência do uso de espectro, aumentando a capacidade da rede e permitindo que mais dispositivos sejam conectados simultaneamente, com um melhor desempenho em relação às gerações anteriores de redes Wi-Fi, maior velocidade de conexão e economia de energia.
Em escritórios, escolas, fábricas, armazéns, hotéis ou qualquer outro local, grandes benefícios podem ser percebidos. O uso do espectro Wi-Fi 6 oferece aumento da largura de banda disponível, velocidade e capacidade, bem como a redução drástica das interferências, proporcionando um salto considerável na utilização e aproveitamento do acesso à internet sem fio.
É cada vez mais difícil garantir uma cobertura Wi-Fi rápida e confiável em cenários de implantação de alta densidade com AP’s Wi-Fi 5 mais antigos, pois o streaming de vídeo 4K e conteúdo AR/VR se torna a norma. O novo padrão Wi-Fi 6 oferece um aumento de capacidade de até quatro vezes em relação ao seu predecessor Wi-Fi 5. Com o Wi-Fi 6, vários AP’s implantados em ambientes de dispositivos densos podem fornecer coletivamente a qualidade de serviço necessária para mais clientes com perfis de uso mais diversos.
VANTAGENS DO WI-FI 6?
VELOCIDADE
De acordo com estudos, o Wi-Fi 6 pode chegar a uma velocidade de até 9,6 Gbps. Para ser ter uma ideia, a atual geração chega a 3,5 Gbps. Além disso, o Wi-Fi 6 funciona nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.
Segundo dados do Speedtest Intelligence, levantados no 2º e 3º trimestres de 2018, a velocidade média de download em banda larga fixa no Brasil foi de 23,64 Mbps. Durante o mesmo trimestre, a velocidade média de upload foi de 10,57 Mbps. Levando isso em consideração, a possibilidade de conseguirmos atingir velocidades de 9,6 Gbps no dia a dia é quase impossível.
No entanto, estes 9,6 Gbps não precisa ir para um único dispositivo, mas podem ser divididos por toda a rede de dispositivos. Em outras palavras, teremos um potencial de velocidade maior para cada aparelho conectado à rede.
MAIS DISPOSITIVOS CONECTADOS
Este novo padrão se baseia na premissa de que cada vez mais dispositivos estarão conectados a um único roteador, ou seja, computadores, celulares, tablets, consoles, televisores e outros aparelhos inteligentes. Por isso, o Wi-Fi 6 foi pensado para gerenciar melhor múltiplas conexões, criando menos gargalos, tornando seu uso mais eficiente em lugares públicos, em escritórios ou em ambientes domésticos.
Essa capacidade de múltiplas conexões simultâneas das redes Wi-Fi 6 as torna, por assim dizer, extremamente importantes neste momento. A expectativa é de que essas redes consigam lidar com até oito dispositivos conectados simultaneamente sem perda de velocidade em nenhum deles. Hoje em dia, por exemplo, os pontos de acesso Wi-Fi precisavam dividir a largura de banda entre os múltiplos usuários, o que não será mais necessário com o Wi-Fi 6.
No cotidiano, isso significa que, enquanto alguém estiver assistindo a uma série no Netflix, outra pessoa pode usar o PS4 para jogar com outros gamers online e outra pessoa possa fazer uma videochamada em 4K, tudo ao mesmo tempo, com a qualidade da conexão estável em todos os aparelhos, mesmo dividindo a rede com outros dispositivos inteligentes, como assistentes de voz, sensores de temperatura, interruptores de luz e assim por diante.
ECONOMIA DE ENERGIA
A parte boa de tudo isso é que, com o upgrade da tecnologia, apesar de adicionar novos recursos, o novo padrão não exige mais energia. Pelo contrário, o Wi-Fi 6 também foi pensado para ser mais econômico.
Assim, quando seu celular equipado com a tecnologia se conectar a um roteador compatível, o consumo de bateria decorrente do uso de internet será reduzido. Isso é possível devido a um recurso chamado “Target Wake Time”, que permite que os roteadores programem horários de verificação de status dos dispositivos.
Nem todos os dispositivos irão se beneficiar desta função, pois um computador em uso, por exemplo, está constantemente conectado e enviando sinal para o roteador. Porém, smartphones e outros aparelhos que permanecem inativos por determinado período, poderão economizar mais energia na rede Wi-Fi 6.
SEGURANÇA
O Wi-Fi 6 também é mais seguro. Para serem comercializados, além do suporte para recursos específicos, como OFDMA, MU-MIMO, beamforming, 1024-QAM e Target Wake Time, é imprescindível que os roteadores ofereçam suporte à criptografia WPA3. Caso contrário, não serão certificados pela Wi-Fi Alliance.
Com a criptografia WPA3, será mais difícil hacker tais roteadores, prática que vem se popularizando nos últimos tempo, em especial, porque o padrão Wi-Fi atual não exige tal camada de segurança.
EVENTO ACELERAÇÃO DE VENDAS OI 2021 – PARCERIA COMMSCOPE RUCKUS
Em 08/10/2021 a Maminfo participou de um evento da Oi Soluções com o objetivo de acelerar as vendas entre os parceiros. Nessa ocasião compartilhamos em parceria com a Ruckus uma visão estratégica sobre Wi-Fi 6 e suas principais características, assim como o portfólio Maminfo para atender essa tecnologia que você poderá acompanhar no vídeo abaixo.
A MAMINFO foi representada por nosso CEO Adriano Marcelo e a Commscope Ruckus por seu Partner Account Manager, Fausto Okazaki.
WI-FI 6 RUCKUS – DISPOSITIVOS E SEUS DIFERENCIAIS
Garantir uma cobertura Wi-Fi rápida e confiável em cenários de implantação de alta densidade com APs Wi-Fi 5 (802.11ac) mais antigos é cada vez mais difícil, pois o streaming de vídeo 4K e conteúdo AR / VR se torna a norma. É exatamente por isso que o novo padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) oferece um aumento de capacidade de até quatro vezes em relação ao seu predecessor Wi-Fi 5 (802.11ac).
Com o Wi-Fi 6 (802.11ax), vários APs implantados em ambientes de dispositivos densos podem fornecer coletivamente a qualidade de serviço necessária para mais clientes com perfis de uso mais diversos. Isso é possível por meio de uma variedade de tecnologias – como 1024-QAM – que permite um aumento de 25% na taxa de dados (taxa de transferência) em pontos de acesso e dispositivos Wi-Fi 6 (802.11ax).
De nossa perspectiva, o Wi-Fi 6 (802.11ax) está desempenhando um papel fundamental para ajudar o Wi-Fi a evoluir para um sistema livre de colisões, tecnologia sem fio determinística que aumenta drasticamente o rendimento agregado da rede para atender a locais de alta densidade e além.
Por último, mas certamente não menos importante, os pontos de acesso Wi-Fi 6 (802.11ax) também devem ajudar a estender o ciclo de implantação de Wi-Fi, fornecendo benefícios tangíveis para dispositivos sem fio legados.
WI-FI 6 AP TESTE DE ESTRESSE
Quando a rede sem fio de sua empresa está sob pressão, você e seus usuários provavelmente também estão. Sua empresa precisa de uma rede Wi-Fi que funcione sob condições de estresse e com uma tecnologia que facilite a solução de problemas.
Os pontos de acesso (APs) Wi-Fi 6 CommScope RUCKUS ® gerenciados em nuvem auxiliam você a manter seu negócio em funcionamento sem problemas, proporcionando um Wi-Fi empresarial estável e confiável. RUCKUS Analytics oferece garantia de rede e simplifica a vida da TI com um assistente virtual impulsionado por IA.
Veja por que RUCKUS é o Wi-Fi que você estava esperando.
ASSISTA AO VÍDEO TESTE