Em poucas palavras, o Network Operations Center (Centro de Operações de Rede) é um time de técnicos especializados que, por meio de softwaresespecíficos, monitora e controla múltiplas redes a partir de um único local.
O NOC da MAMINFO fornece atuação preventiva e proativa com o intuito de manter as atividades das redes em pleno funcionamento e também realizar funções essenciais como organizar demandas por prioridade, fazer a comunicação com técnicos em outras áreas e reportar problemas. O NOC atua de maneira eficiente na supervisão, monitoramento e gerenciamento de Data Centers e de centenas de sistemas de rede em tempo real.
O NOC pode ser interno ou terceirizado, sendo que o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno. Outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio. Quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.
O NOC da MAMInfo fornece atuação preventiva e proativa com o intuito de manter as atividades das redes dos seus clientes em pleno funcionamento e, também, realizar funções essenciais como organizar demandas por prioridade, fazer comunicação com técnicos em outras áreas e reportar problemas. O NOC atua de maneira eficiente na supervisão, monitoramento e gerenciamento de Data Centers e de centenas de sistemas de rede em tempo real.
Ele também é responsável por executar scripts que visam a estabilização dos incidentes de forma instantânea, geração de informações para as equipes de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI. Realiza atividades a fim de garantir a segurança da informação, como tarefas rotineiras de backup, atualização de licenças e implementação de softwares de segurança.
Por fim, está no escopo de um serviço de NOC a análise de informações para prever necessidades de investimento ou identificar a falta de capacidade de recursos da infraestrutura atual. Com uma atuação mais preventiva do setor, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz downtimes dos serviços críticos e aumenta a satisfação dos usuários.
O NOC pode ser interno ou terceirizado, sendo que o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno. Outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio. Quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.
VANTAGENS DE IMPLEMENTAR UM NOC
- Monitoramento de rede 24H;
- Reação rápida a incidentes;
- Administração de sistemas de comunicação (e-mail, voz e vídeo);
- Relatórios de performance, qualidade e otimização;
- Instalação, solução de problemas e atualização de softwares;
- Gerenciamento de patches;
- Backup e armazenamento;
- Firewall e controle de IPS;
- Análise de ameaças externas;
- Escaneamento de antivírus e medidas de remediação;
- Coordenação de políticas de uso;
- Aumento de produtividade do departamento de TI.
Nós, da MAMINFO, possuímos equipes dedicadas de NOC para atendimento 24/7/365. Fale conosco e conheça nosso modelo de serviço.