Diferenciais Maminfo

Capilaridade
Nacional

Logística e Estoque

Suporte 24HRS

Suporte Bilíngue

Expertise em Projetos

pexels-pixabay-256219-2048x1193

NOC Próprio Ou Terceirizado?

Em poucas palavras, o Network Operations Center (Centro de Operações de Rede) é um time de técnicos especializados que, por meio de softwaresespecíficos, monitora e controla múltiplas redes a partir de um único local.

O NOC da MAMINFO fornece atuação preventiva e proativa com o intuito de manter as atividades das redes em pleno funcionamento e também realizar funções essenciais como organizar demandas por prioridade, fazer a comunicação com técnicos em outras áreas e reportar problemas. O NOC atua de maneira eficiente na supervisão, monitoramento e gerenciamento de Data Centers e de centenas de sistemas de rede em tempo real.

O NOC pode ser interno ou terceirizado, sendo que o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno. Outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio. Quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.

O NOC da MAMInfo fornece atuação preventiva e proativa com o intuito de manter as atividades das redes dos seus clientes em pleno funcionamento e, também, realizar funções essenciais como organizar demandas por prioridade, fazer comunicação com técnicos em outras áreas e reportar problemas. O NOC atua de maneira eficiente na supervisão, monitoramento e gerenciamento de Data Centers e de centenas de sistemas de rede em tempo real.

Ele também é responsável por executar scripts que visam a estabilização dos incidentes de forma instantânea, geração de informações para as equipes de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI. Realiza atividades a fim de garantir a segurança da informação, como tarefas rotineiras de backup, atualização de licenças e implementação de softwares de segurança.

Por fim, está no escopo de um serviço de NOC a análise de informações para prever necessidades de investimento ou identificar a falta de capacidade de recursos da infraestrutura atual. Com uma atuação mais preventiva do setor, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz downtimes dos serviços críticos e aumenta a satisfação dos usuários.

O NOC pode ser interno ou terceirizado, sendo que o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno. Outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio. Quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.

VANTAGENS DE IMPLEMENTAR UM NOC 

  • Monitoramento de rede 24H;
  • Reação rápida a incidentes;
  • Administração de sistemas de comunicação (e-mail, voz e vídeo);
  • Relatórios de performance, qualidade e otimização;
  • Instalação, solução de problemas e atualização de softwares;
  • Gerenciamento de patches;
  • Backup e armazenamento;
  • Firewall e controle de IPS;
  • Análise de ameaças externas;
  • Escaneamento de antivírus e medidas de remediação;
  • Coordenação de políticas de uso;
  • Aumento de produtividade do departamento de TI.

Nós, da MAMINFO, possuímos equipes dedicadas de NOC para atendimento 24/7/365. Fale conosco e conheça nosso modelo de serviço.

compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 10 =

Ouvidoria

nós temos a solução para seu negócio

fale conosco sem compromisso!

E-mail
comercial@maminfo.com.br

Central de Atendimento
0800 940 0823
(19) 3751 - 3100

Siga-nos

Aplicações:

  • Em termos de imagens, é possível gerar mecanismos em que o algoritmo consiga detectar com um grau de precisão quando existe a presença de alguma doença (necessário o cientista de dados, mas também alguém que consiga identificar pela imagem se algum tipo de doença existe ou não).

Aplicações:

  • Data Analytics dos dados do solo de uma cultura — claro que, para isso, é necessário realizar uma coleta de dados históricos anteriormente. Com essa análise, é possível entender o impacto das diferentes ações no solo, como umidade, nível de nutrientes, material orgânico. A partir desses dados, é possível realizar tarefas que agridam e interfiram na dinâmica da terra minimamente.
  • Auxílio na manutenção das boas práticas ambientais, baseando-se em informações do campo e predizendo quais os manejos corretos e mais adequados para cada situação.

Aplicações:

  • IoT em uma granja, pode detectar a falta de água ou alimento, fatores totalmente ligados ao bom desenvolvimento dos animais e, assim, acionar sistemas que liberem mais ração e/ou água.
  • Controle das condições de qualidade do ar do ambiente onde os animais se encontram, analisando e detectando problemas em diferentes variáveis (como excesso de CO2, umidade entre outros).
  • Sensores que monitoram as condições dos animais em uma pastagem, por sua vez, podem alertar sobre problemas de saúde ou nutrição de animais.
  • Detecção de condições adversas no campo, emitindo alertas quando há detecção de fogo ou nível de umidade do ar excessivamente baixa (que permite maiores condições a incêndios).
  • Detecção de pragas online na lavoura, com a programação para que a pulverização de produtos defensivos só seja efetuada após um certo nível de infestação à cultura ser detectado.

Obrigado (a) pelo contato!

Obrigada (o) pelo contato, em breve nossos especialistas entrarão em contato com você!

Fale com um especialista