Uma das grandes preocupações atuais das empresas é referente à segurança de suas redes corporativas. Por isso, a maioria não hesita em investir em hardwares capazes de garantir confiabilidade na entrega de pacotes de seus dados.
Dentre esses equipamentos podemos destacar roteadores, hubs e switches. A princípio pode parecer que os três exercem a mesma função e que são iguais. Porém, existem diferenças e estas são significativas.
A maioria das redes de negócios hoje usam switches para conectar computadores, impressoras e servidores dentro de um prédio ou campus. Um switch serve como um controlador, permitindo que os dispositivos em rede possam conversar uns com os outros de forma eficiente. Já o roteador, é responsável por conectar a rede de computadores da empresa à internet.
O switch serve para solucionar o grande problema de falta de segurança das informações transmitidas em rede pelo hub. Como? Ele tem a mesma função de conectar computadores, mas em vez de transmitir os dados por todos os aparelhos ligados na rede, ele transmite a informação apenas para o destinatário final.
O roteador, que possui muito mais recursos do que um switch, é um mecanismo bastante moderno, usado em redes maiores, pois além de possuir as mesmas funções de conectar computadores em rede e de conseguir que a comunicação seja feita apenas para o destinatário final, ele tem eficácia em escolher quais os melhores caminhos que os dados devem percorrer para chegar até este destinatário final. Isso é possível graças a uma tabela de roteamento.
Quer saber quais destas soluções atenderiam melhor às necessidades da sua empresa? Entre em contato com a MAMINFO. Teremos prazer em atendê-lo.