Oportunidade e Desafios




As revoluções tecnológicas são indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A Internet das Coisas, por exemplo, é um conceito em desenvolvimento que representa a evolução da computação e, consequentemente, no estilo de vida de todas as pessoas.

Internet de todas as coisas – a próxima onda da tecnologia

A Internet of Things, ou IoF, como também é conhecida tem como objetivo estabelecer uma interação entre objetos inteligentes por meio da Internet.

Essa inovação já é apresentada como a próxima onda da tecnologia por possibilitar a comunicação entre todos os objetos que existem – enviando e recebendo dados e informações com o intuito de facilitar a vida das pessoas.

Oportunidade e Desafios

Por se tratar de um sistema capaz de estabelecer conexões entre a Internet e diversos objetos que resultará na automatização de diversas tarefas e trocas de informações, a IoT representa uma revolução que trará incontáveis oportunidades e também grandes desafios.

“Há um mercado potencial que cresce a uma taxa de 30% ao ano e que se calcula que alcançará 6 bilhões de euros em 2015”, apontou Fabian Valverde, diretor de mobilidade da SAP, durante painel no Futurecom.

Além da SAP, outras empresas participantes do maior evento de Tecnologia da América Latina como Ericsson, Cisco e Qualcomm também estão trabalhando para desenvolver soluções inovadoras e fazer parte deste novo e promissor mercado.

A quarta onda da internet, como é conhecida a IoT, vem para impactar a arquitetura das redes de telecomunicações e como uma oportunidade para aumentar as receitas com a venda de dispositivos móveis e equipamentos de redes.

As operadoras e players do mercado de TI, Telecom e Internet poderão, então, investir e observar o retorno trazido por tecnologias capazes de adaptar redes móveis para fixas.

Além dos componentes de redes, as oportunidades trazidas pela Internet das Coisas também fazem referência à popularização das ferramentas de análise enquanto oferecem o desafio de desenvolver mais ferramentas de gerenciamento de dados proveniente da constante interação entre objetos inteligentes.

É necessário ainda usar tecnologias para otimização e melhorias na infraestrutura das redes e oferecer chips com mais autonomia de bateria, conectividade, designs miniaturizados e segurança.

Além de disponibilizar debates acerca de assuntos relevantes para os setores de TI, Telecom e Internet, o propósito do Futurecom é reunir as forças do mercado e oferecer às empresas e profissionais participantes um ambiente estimulante para o desenvolvimento de negócios e networking.

A sua empresa está preparada para novas tecnologias?

A nossa equipe de colaboradores está a sua disposição para proporcionar as melhores soluções do mercado.

Entrem em contato agora.