Novembro Azul: Mês de Conscientização do Câncer de Próstata




O mês de outubro é sempre especial. Graças ao “Outubro Rosa”, campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de mama, milhares de mulheres em todo o Brasil são estimuladas a fazer o autoexame e darem início ao tratamento – quando necessário – para tratar da doença o mais cedo possível. Agora o mês de novembro já chegou e o foco é outro: é tempo do Novembro Azul.

A campanha muda de direção e mira nos homens para falar de um assunto que ainda é tratado como tabu por muitos: a prevenção do câncer de próstata. O dia 17 de novembro é o dia mundial de combate contra a doença.

Novembro Azul: Mês de Conscientização do Câncer de Próstata

O movimento conhecido como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A partir daí, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer.

Como no Outubro Rosa (dedicado à conscientização do câncer de mama), alguns monumentos também mudam sua iluminação para a cor azul durante o mês de novembro. Além disso, em muitos países, há reuniões entre os homens para falar sobre saúde masculina, incluindo não só o câncer de próstata, mas o câncer de testículo, depressão masculina e outras doenças.

No Brasil, é comum vermos alguns símbolos importantes do país, como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha e o Maracanã, iluminados de azul durante o mês. Por isso, assim como durante todo o mês de outubro, a unidade de Botafogo da Oncoclínica também vai mudar de cor em novembro.

Nossa atenção, no mês anterior dedicada aos cuidados com a mulher, estará voltada ao apoio e à conscientização dos homens sobre o câncer de próstata, chamando atenção para um dos tipos de câncer com maior incidência entre eles.

No entanto, o maior desafio é romper a resistência dos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. O oncologista Dr. Marcos Joppert explica que a detecção precoce é extremamente importante para a cura do câncer de próstata e que ela é feita por meio do exame de toque retal combinado ao exame de sangue PSA. Ele lembra, também, que o exame de toque é útil não só para esse tipo de câncer, mas o de colorretal.